Início 14/07/2016 11:54
Fuso: America/Belem
Nesta segunda e terça-feira (11 e 12), o Projeto Biizu, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), realiza um workshop de fotografia para uma equipe técnica da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). O objetivo é auxiliar a equipe no registro fotográfico do projeto "Direitos Humanos em Cena", que vem sendo desenvolvido em três escolas da rede pública estadual de ensino.
Ministrado pelo fotojornalista Sidney Oliveira, da Secom, o workshop é intensivo e direcionado ao trabalho da equipe no projeto. Sidney Oliveira explica que a fotografia será adaptada às necessidades dos técnicos, a partir da leitura que eles pretendem com cada imagem. "O fundamento e a técnica são os mesmos; o olhar é que vai mudar, pois cada um tem uma identidade no olhar, e vou tentar orientar nesse sentido", informa o fotojornalista.
O projeto "Direitos Humanos em Cena" é desenvolvido, desde o início de 2016, nas escolas estaduais Benjamin Constant, localizada no bairro da Campina, em Belém; Helena Guilhon, no bairro do Coqueiro, e Zulima Virgulino, na Cidade Nova – as duas em Ananindeua, na Região Metropolitana. O projeto aborda temas como violência sexual, trabalho infantil, violência doméstica, questão de gênero e até tráfico de pessoas.
"Antes e depois" - Leila Silva, coordenadora de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Trabalho Escravo da Sejudh, conta que o objetivo principal é registrar as ações do projeto "Direitos Humanos em Cena" dentro das escolas, mostrando o "antes e depois" da entrada do projeto e suas atividades com os alunos. A parceria com o Projeto Biizu ajudará a fazer curtas e vídeos mostrando as etapas do trabalho realizado.
A equipe do projeto "Direitos Humanos em Cena" é composta por psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais da Secretaria. Após este workshop, o Projeto Biizu deverá realizar novas oficinas de fotografia nas escolas atendidas pela Sejudh, voltadas aos alunos.
O workshop é ministrado na Casa Civil da Governadoria. As demais secretarias e instituições que desejarem firmar parcerias com o Projeto Biizu podem entrar em contato pelo endereço: dcpc@secom.pa.gov.br ou rodophomoraes@secom.pa.gov.br. Mais informações também podem ser obtidas no site www.biizu.com.br
Por Danielle Franco
Fonte: Agência Pará
http://agenciapara.com.br/Noticia/133986/projeto-biizu-realiza-workshop-de-fotografia-para-registro-de-projeto-sobre-direitos-humanos